Pular para o conteúdo principal

O Pit Stop de Deus


          “E tirou-lhes as rodas dos seus carros...” Êx. 14:25


(Nota: Você conhece a expressão Pit Stop? É quando um veículo de corrida para nos boxes durante uma competição para fazer mudanças em seu carro, entre elas, troca de pneus).

No Livro do Êxodo, capítulo 14, está registrado o evento da travessia do Mar Vermelho pelo povo de Deus, evidenciando assim, o livramento desse povo do poder de Faraó, uma figura da libertação de todo aquele que é salvo das garras do inimigo, pela mão poderosa de Deus, para uma terra segura, através do sangue de Jesus.
No verso 15, Deus começa dando instruções do que primeiramente o povo deveria fazer – marchar – ou seja, seguir em frente sob as ordens divinas. Sabemos que Deus abriu o Mar, o Seu povo passou, os inimigos seguiram esse povo até o meio do Mar, mas o Senhor, assim como prometera, deu o tal livramento a um povo muitas vezes maldizente.
E como foi esse episódio? Dividirei em dois momentos:
1.               A perseguição: “E os egípcios os seguiram, e entraram atrás deles todos os cavalos de Faraó, os seus carros e os seus cavaleiros, até ao meio do mar” Êx. 14:23.
2.              O livramento: “E [O SENHOR] tirou-lhes as rodas dos seus carros, e dificultosamente os governavam. Então disseram os egípcios: Fujamos da face de Israel, porque o SENHOR por eles peleja contra os egípcios” Êx. 14:25. Veja que os egípcios resolveram retroceder, pois reconheceram que Deus é Quem protege Seu povo. Decisão inútil, pois “... Israel viu os egípcios mortos na praia do mar” Êx. 14:30.
O que Deus fez, afinal, com os egípcios? Resposta: Um Pit Stop com os carros de faraó! Vejamos novamente o início do verso 25: “E [O SENHOR] tirou-lhes as rodas dos seus carros...”. Isso mesmo, Deus fez um Pit Stop com os carros dos inimigos, tirando-lhes as rodas. A diferença é que no Pit Stop de Deus, ele não repõe as rodas quando se trata de inimigos do Seu povo. Ao Seu povo, Deus repõe as forças, aos inimigos, tira-lhes as rodas!
     “Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão” Is. 40:31.
E eu, estou entre aqueles que batalham, esperando, confiantemente, no SENHOR e no Seu livramento, ou estou a perseguir o povo de Deus como fizeram os egípcios? Se eu sou um perseguidor das ordens divinas devo saber que mais cedo ou mais tarde o meu Pit Stop chegará. E o pior de tudo: Esse Pit Stop será realizado por Deus!
  “Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna” Jd. 21.
É tempo de reflexão. Ou estamos com Deus, desfrutando de Sua misericórdia, ou sofreremos, recebendo Sua justa justiça!
“Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha” Lc. 11:23.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não me enquadrei

           Certa vez, por ocasião de uma conferência missionária, o preletor, durante três dias, discorria sobre missões ousadamente. Depois de ensinar sobre o assunto, mostrando as bases bíblicas e o dever da Igreja em executar tal serviço, ele prossegue com suas indagações: - Qual a sua posição em missões? Se estiver contribuindo és um mantenedor . Caso esteja segurando as cordas (com orações) és um intercessor . Se você labuta dando orientações ao povo de Deus incentivando-os nesse ministério, és entre outras coisas, um fiel pregador . Se você vai ao campo atendendo ao IDE de Jesus, levando o Evangelho, encontra-se na categoria de missionário . Quando o preletor terminou suas apresentações, um irmão, muito preocupado, veio ao seu encontro e falou: -Pastor, eu sou crente há muito tempo, mas não me enquadrei em nenhuma opção que o senhor descreveu. Prontamente respondeu o preletor: - Irmão, negligenciar missões é uma afronta aos mandamentos de Deus. Pior do que ser um

As pedras na vida humana

        Muitas foram as ocasiões em que “ pedras ” apareceram na Bíblia, como podemos ver nos textos a seguir. Existem muitas referências além das mencionadas aqui; fiz apenas um breve resumo. Serviram como objetos cortantes: (Êxodo 4:25) -  Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. Serviram para registrar nomes de pessoas:     (Êxodo 28:10) -  Seis dos seus nomes    numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações. Serviu como cadeira: (Êxodo 17:12a) -  Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela. Serviram como cartas aos homens: (Êxodo 24:12) -  Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar. Serviram como objetos de pact