Pular para o conteúdo principal

E você, tá na fila?


A Bíblia relata no livro de Atos dos Apóstolos como vivia a comunidade cristã no início da Igreja:
Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente seu nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum” At. 4:32.
Prosseguindo, lemos que o testemunho dos apóstolos a respeito da ressurreição do Senhor Jesus desenvolvia-se de forma eficiente, pois “em todos eles havia abundante graça” – v.33.
Nessa comunidade cristã não existia nenhum necessitado por longo tempo, porque os irmãos mais favorecidos sempre ajudavam os mais carentes com suas generosas ofertas. A distribuição destes donativos era organizada pelos apóstolos, que faziam a correta divisão de acordo com as necessidades. Tudo corria bem, porém algo de diferente aconteceria dentro dessa abençoada situação.
E o que viria a acontecer? Neste contexto, o Espírito Santo separa pessoas - ofertantes - para nos ensinar. Entre estes ofertantes, vemos o generoso Barnabé que trouxe o dinheiro da venda de uma propriedade e o entregou aos discípulos, como forma de suprir a necessidade dos irmãos carentes (ver At. 4:36, 37). Em seguida, vemos também Ananias (e Safira) trazendo suas ofertas, porém retendo parte do dinheiro, motivos pelos quais houve disciplina de morte física dele e posteriormente de sua mulher, num intervalo de menos de três horas. Este último fato está registrado nos primeiros 11 versículos de Atos, capítulo 5.
O que Deus nos ensina aqui nestes dois relatos citados acima? A oferta de Barnabé demonstra o que o ser humano faz do ponto de vista de outra pessoa que o observa; a oferta de Ananias aponta para o que Deus vê no coração do ofertante neste momento. Observe que no caso de Barnabé é dito que ele vendeu o campo e trouxe o dinheiro, apenas. Todos podiam ver isso. No caso de Ananias, foi revelado o que tinha por trás da sua ação em ofertar que só Deus estava vendo: a mentira!
“... porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração” I Sm. 16:7.
Pedro foi o instrumento divino para mostrar que nada escapa do olhar do Todo-Poderoso:
Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisse ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo?... Não mentiste aos homens, mas a Deus. Ouvindo estas palavras, Ananias caiu e expirou, sobrevindo grande temor a todos os ouvintes” At. 5:3-5.
Quando Ananias pegou a fila para entregar as ofertas da venda do campo - talvez até olhando de lado para coletar elogios por está sendo generoso - tranquilamente andava ser imaginar que no final desta fila Deus o disciplinaria de forma sumária. Ananias encontrava-se há alguns minutos - ou segundos! - da morte e não sabia! “Caiu e expirou”. Isto mesmo, morte fulminante!
Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos da morte” Pv. 16:25.
Quantas coisas posso fazer a ponto de receber elogios de pais, irmãos, amigos, patrão e até desconhecidos. Porém, o verdadeiro motivo porque o faço, Deus certamente revelará:
Manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará” I Co. 3:13.
Muitas filas ou caminhos posso pegar sem saber o que me aguarda no final. O segredo é ser fiel!
Minha oração é que principalmente cada crente no Senhor Jesus Cristo possa mostrar bons frutos, vindos, realmente, de um sincero coração, pois o livro de Efésios nos mostra que é dever de todo crente servir:
Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nelas” Ef. 2:10.
Devemos sempre andar na melhor fila, ou seja, no Caminho que nos leva a Deus – Jesus Cristo.
Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” Jo. 14:6.
A fila revela o que estamos fazendo; o final dela é o que colhemos!
Em toda fila que eu pegar, faz-se necessário não esquecer do exemplo de Ananias!
E você, tá na fila?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Pit Stop de Deus

          “E tirou-lhes as rodas dos seus carros...” Êx. 14:25 (Nota: Você conhece a expressão Pit Stop? É quando um veículo de corrida para nos boxes durante uma competição para fazer mudanças em seu carro, entre elas, troca de pneus). No Livro do Êxodo, capítulo 14, está registrado o evento da travessia do Mar Vermelho pelo povo de Deus, evidenciando assim, o livramento desse povo do poder de Faraó, uma figura da libertação de todo aquele que é salvo das garras do inimigo, pela mão poderosa de Deus, para uma terra segura, através do sangue de Jesus. No verso 15, Deus começa dando instruções do que primeiramente o povo deveria fazer – marchar – ou seja, seguir em frente sob as ordens divinas. Sabemos que Deus abriu o Mar, o Seu povo passou, os inimigos seguiram esse povo até o meio do Mar, mas o Senhor, assim como prometera, deu o tal livramento a um povo muitas vezes maldizente. E como foi esse episódio? Dividirei em dois momentos: 1.                A persegu

Não me enquadrei

           Certa vez, por ocasião de uma conferência missionária, o preletor, durante três dias, discorria sobre missões ousadamente. Depois de ensinar sobre o assunto, mostrando as bases bíblicas e o dever da Igreja em executar tal serviço, ele prossegue com suas indagações: - Qual a sua posição em missões? Se estiver contribuindo és um mantenedor . Caso esteja segurando as cordas (com orações) és um intercessor . Se você labuta dando orientações ao povo de Deus incentivando-os nesse ministério, és entre outras coisas, um fiel pregador . Se você vai ao campo atendendo ao IDE de Jesus, levando o Evangelho, encontra-se na categoria de missionário . Quando o preletor terminou suas apresentações, um irmão, muito preocupado, veio ao seu encontro e falou: -Pastor, eu sou crente há muito tempo, mas não me enquadrei em nenhuma opção que o senhor descreveu. Prontamente respondeu o preletor: - Irmão, negligenciar missões é uma afronta aos mandamentos de Deus. Pior do que ser um

As pedras na vida humana

        Muitas foram as ocasiões em que “ pedras ” apareceram na Bíblia, como podemos ver nos textos a seguir. Existem muitas referências além das mencionadas aqui; fiz apenas um breve resumo. Serviram como objetos cortantes: (Êxodo 4:25) -  Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. Serviram para registrar nomes de pessoas:     (Êxodo 28:10) -  Seis dos seus nomes    numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações. Serviu como cadeira: (Êxodo 17:12a) -  Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela. Serviram como cartas aos homens: (Êxodo 24:12) -  Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar. Serviram como objetos de pact