Pular para o conteúdo principal

Andando com Deus


A Bíblia trata, no seu primeiro livro (Gn.), capítulo 6, da corrupção do gênero humano, onde Deus que é santo, não pôde admitir tal situação, vindo a tomar decisões para que essa condição fosse resolvida.
Vejamos o que o SENHOR observou:
“Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mal todo desígnio de seu coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei...” (Gn. 6:5,7a). Foi neste contexto que Deus chamou a Noé para que este construísse a arca que a livraria do dilúvio, juntamente com sua família e os animais (ver Gn. 6:11-22). No verso 22 podemos ler que Noé atendeu ao mandamento divino, exatamente como o SENHOR queria:
“Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara”.    
No capítulo 7 – depois da construção da arca - Deus ordenou:
“Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” Gn. 7:1.
Dessa forma, Deus extinguiu os seres humanos, poupando apenas Noé e os seus:
“Assim, foram exterminados todos os seres que havia sobre a face da terra; o homem e o animal, répteis e as aves dos céus foram extintos da terra; ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca” Gn. 7:23.
Noé é um bom exemplo daquele que é chamado por Deus para desempenhar seu serviço e o faz muito bem! E qual é o segredo para sermos chamados pelo SENHOR e trabalharmos em prol do plano divino, de forma eficiente? Vejamos:
“Eis a história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus” Gn. 6:9.
Podemos ver que Noé tem sua história resumida em um único versículo, mostrando, assim, a simplicidade do homem diante de Deus.
Outras características daqueles que serão usados positivamente por Deus podem ser encontradas nesse homem: “... Noé era justo e íntegro entre seus contemporâneos...” – aquele que dava bom testemunho e mostrava honestidade diante das pessoas com quem convivia.  
“Eis que Deus não rejeita ao íntegro, nem toma pela mão os malfeitores”, nos diz Jó 8:20.
Devemos pegar o bom exemplo de Noé - obediência - permanecendo na Palavra de Deus, para que possamos ser usados pelo SENHOR e glorificarmos o Seu glorioso nome. Nada disto será possível se não tivermos uma comunhão diária com Deus, pois na mesma referência citada, lemos mais uma característica a respeito do construtor da arca: “... Noé andava com Deus”. Ele fazia a vontade do SENHOR, pois andar com Deus significa comunhão, santificação, renúncia, obediência, etc. Deus é a referência, andemos com Ele!
A trilha de Noé foi caracterizada por um andar ao lado do SENHOR, obedecendo à Sua vontade.
Paulo, escrevendo à igreja de Éfeso, exorta aos irmãos daquela cidade e a qualquer pessoa que se diga convertido:
“Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz” Ef. 5:8.
Sigamos, pois, o bom exemplo de Noé!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Pit Stop de Deus

          “E tirou-lhes as rodas dos seus carros...” Êx. 14:25 (Nota: Você conhece a expressão Pit Stop? É quando um veículo de corrida para nos boxes durante uma competição para fazer mudanças em seu carro, entre elas, troca de pneus). No Livro do Êxodo, capítulo 14, está registrado o evento da travessia do Mar Vermelho pelo povo de Deus, evidenciando assim, o livramento desse povo do poder de Faraó, uma figura da libertação de todo aquele que é salvo das garras do inimigo, pela mão poderosa de Deus, para uma terra segura, através do sangue de Jesus. No verso 15, Deus começa dando instruções do que primeiramente o povo deveria fazer – marchar – ou seja, seguir em frente sob as ordens divinas. Sabemos que Deus abriu o Mar, o Seu povo passou, os inimigos seguiram esse povo até o meio do Mar, mas o Senhor, assim como prometera, deu o tal livramento a um povo muitas vezes maldizente. E como foi esse episódio? Dividirei em dois momentos: 1.                A persegu

Não me enquadrei

           Certa vez, por ocasião de uma conferência missionária, o preletor, durante três dias, discorria sobre missões ousadamente. Depois de ensinar sobre o assunto, mostrando as bases bíblicas e o dever da Igreja em executar tal serviço, ele prossegue com suas indagações: - Qual a sua posição em missões? Se estiver contribuindo és um mantenedor . Caso esteja segurando as cordas (com orações) és um intercessor . Se você labuta dando orientações ao povo de Deus incentivando-os nesse ministério, és entre outras coisas, um fiel pregador . Se você vai ao campo atendendo ao IDE de Jesus, levando o Evangelho, encontra-se na categoria de missionário . Quando o preletor terminou suas apresentações, um irmão, muito preocupado, veio ao seu encontro e falou: -Pastor, eu sou crente há muito tempo, mas não me enquadrei em nenhuma opção que o senhor descreveu. Prontamente respondeu o preletor: - Irmão, negligenciar missões é uma afronta aos mandamentos de Deus. Pior do que ser um

As pedras na vida humana

        Muitas foram as ocasiões em que “ pedras ” apareceram na Bíblia, como podemos ver nos textos a seguir. Existem muitas referências além das mencionadas aqui; fiz apenas um breve resumo. Serviram como objetos cortantes: (Êxodo 4:25) -  Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário. Serviram para registrar nomes de pessoas:     (Êxodo 28:10) -  Seis dos seus nomes    numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações. Serviu como cadeira: (Êxodo 17:12a) -  Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela. Serviram como cartas aos homens: (Êxodo 24:12) -  Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar. Serviram como objetos de pact