Pular para o conteúdo principal

Bíblia Sagrada – como eu a tenho tratado?


                                              (Reflexões em João cap. 6)

"Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer” (João 6:51,52).

     Jesus, falando aos judeus numa sinagoga em Cafarnaum (Jo. 6), se compara com pão, afirmando que esta comida garante a eternidade a quem dela se alimenta. Os ouvintes se escandalizaram com tais palavras do Mestre, imaginando como seria isso possível. Jesus referia-se ao Seu corpo que seria pendurado na cruz para resgatar o ser humano da condenação eterna.
     Depois de várias afirmações do mestre declarando ser o pão da vida, podemos ver, a partir dos versos seguintes, 5 observações dignas de atenção:

  I. Grande parte dos seguidores de Jesus convenceu-se de não poderem mais ouví-lo
    "Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?" (Jo. 6:60). Seguidores de Cristo que se cansam d'Ele? A Bíblia, porém, nos diz "Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos" (Fp. 4:4).

  II. Jesus reconhece os falsos seguidores
    "Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar" (Jo. 6:64). Deus tudo sabe a nosso respeito: "Porventura não esquadrinhará Deus isso? Pois ele sabe os segredos do coração" (Sl. 44:21).

  III. A bênção de seguir a Cristo, verdadeiramente, é dada por Deus
     "E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido" (Jo. 6:65). Fomos abençoados por Deus para nos encontrarmos com o Messias: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). 

  IV. Os falsos seguidores não são, definitivamente, perseverantes
     "Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele" (Jo.6:66). Somente o verdadeiro crente persevera na Palavra de Deus: "Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Jd. 3)

  V. O verdadeiro crente reconhece a Jesus como Senhor e Salvador
      "Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente" (Jo. 6:67-69).
     Você (e eu!), hoje, diante dessas afirmações, estamos também próximos (ou não) de Jesus? A Bíblia é a verdadeira Palavra de Deus. E eu, como tenho tratado essa Palavra, com zelo ou de forma leviana? Pessoalmente, responda essa questão ao SENHOR, o Todo-poderoso, Deus do universo, Deus da Bíblia!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesias

 Caminhando com Deus                                   No Caminho que anda           Não perto dos ímpios           Não senta com eles           Pois do círculo deles            Se afasta pra longe!            Aproveita seu dia           Na Lei do SENHOR           sobre o Santo reflete                     Bem longe do mal.                       Faz tudo isso ...

Não me enquadrei

           Certa vez, por ocasião de uma conferência missionária, o preletor, durante três dias, discorria sobre missões ousadamente. Depois de ensinar sobre o assunto, mostrando as bases bíblicas e o dever da Igreja em executar tal serviço, ele prossegue com suas indagações: - Qual a sua posição em missões? Se estiver contribuindo és um mantenedor . Caso esteja segurando as cordas (com orações) és um intercessor . Se você labuta dando orientações ao povo de Deus incentivando-os nesse ministério, és entre outras coisas, um fiel pregador . Se você vai ao campo atendendo ao IDE de Jesus, levando o Evangelho, encontra-se na categoria de missionário . Quando o preletor terminou suas apresentações, um irmão, muito preocupado, veio ao seu encontro e falou: -Pastor, eu sou crente há muito tempo, mas não me enquadrei em nenhuma opção que o senhor descreveu. Prontamente respondeu o preletor: - Irmão, negligenciar missões é uma af...

É... Eles tinham razão!

No livro de Gênesis, a partir do cap. 37, temos a história de José (filho de Jacó) vendido pelos seus próprios irmãos. José era odiado por seus irmãos porque estes viam como o pai deles tinha uma preferência particular por ele, a ponto de lhe dar uma túnica talar de mangas compridas. Isto cortou o relacionamento amigável deste com seus irmãos. Aquele jovem que não vivia em paz em sua casa, teve um sonho, relatado assim: “Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais” (Gn. 37:5). O que ele sonhou, assim relatou: “Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu” (Gn. 37:7). Depois que José contou seu sonho aos de sua casa, a situação só piorou: “Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras” (Gn. 37:8). No segundo so...