Pular para o conteúdo principal

Andando com Deus


A Bíblia trata, no seu primeiro livro (Gn.), capítulo 6, da corrupção do gênero humano, onde Deus que é santo, não pôde admitir tal situação, vindo a tomar decisões para que essa condição fosse resolvida.
Vejamos o que o SENHOR observou:
“Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mal todo desígnio de seu coração. Disse o SENHOR: Farei desaparecer da face da terra o homem que criei...” (Gn. 6:5,7a). Foi neste contexto que Deus chamou a Noé para que este construísse a arca que a livraria do dilúvio, juntamente com sua família e os animais (ver Gn. 6:11-22). No verso 22 podemos ler que Noé atendeu ao mandamento divino, exatamente como o SENHOR queria:
“Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara”.    
No capítulo 7 – depois da construção da arca - Deus ordenou:
“Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração” Gn. 7:1.
Dessa forma, Deus extinguiu os seres humanos, poupando apenas Noé e os seus:
“Assim, foram exterminados todos os seres que havia sobre a face da terra; o homem e o animal, répteis e as aves dos céus foram extintos da terra; ficou somente Noé e os que com ele estavam na arca” Gn. 7:23.
Noé é um bom exemplo daquele que é chamado por Deus para desempenhar seu serviço e o faz muito bem! E qual é o segredo para sermos chamados pelo SENHOR e trabalharmos em prol do plano divino, de forma eficiente? Vejamos:
“Eis a história de Noé: Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus” Gn. 6:9.
Podemos ver que Noé tem sua história resumida em um único versículo, mostrando, assim, a simplicidade do homem diante de Deus.
Outras características daqueles que serão usados positivamente por Deus podem ser encontradas nesse homem: “... Noé era justo e íntegro entre seus contemporâneos...” – aquele que dava bom testemunho e mostrava honestidade diante das pessoas com quem convivia.  
“Eis que Deus não rejeita ao íntegro, nem toma pela mão os malfeitores”, nos diz Jó 8:20.
Devemos pegar o bom exemplo de Noé - obediência - permanecendo na Palavra de Deus, para que possamos ser usados pelo SENHOR e glorificarmos o Seu glorioso nome. Nada disto será possível se não tivermos uma comunhão diária com Deus, pois na mesma referência citada, lemos mais uma característica a respeito do construtor da arca: “... Noé andava com Deus”. Ele fazia a vontade do SENHOR, pois andar com Deus significa comunhão, santificação, renúncia, obediência, etc. Deus é a referência, andemos com Ele!
A trilha de Noé foi caracterizada por um andar ao lado do SENHOR, obedecendo à Sua vontade.
Paulo, escrevendo à igreja de Éfeso, exorta aos irmãos daquela cidade e a qualquer pessoa que se diga convertido:
“Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz” Ef. 5:8.
Sigamos, pois, o bom exemplo de Noé!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesias

 Caminhando com Deus                                   No Caminho que anda           Não perto dos ímpios           Não senta com eles           Pois do círculo deles            Se afasta pra longe!            Aproveita seu dia           Na Lei do SENHOR           sobre o Santo reflete                     Bem longe do mal.                       Faz tudo isso ...

Não me enquadrei

           Certa vez, por ocasião de uma conferência missionária, o preletor, durante três dias, discorria sobre missões ousadamente. Depois de ensinar sobre o assunto, mostrando as bases bíblicas e o dever da Igreja em executar tal serviço, ele prossegue com suas indagações: - Qual a sua posição em missões? Se estiver contribuindo és um mantenedor . Caso esteja segurando as cordas (com orações) és um intercessor . Se você labuta dando orientações ao povo de Deus incentivando-os nesse ministério, és entre outras coisas, um fiel pregador . Se você vai ao campo atendendo ao IDE de Jesus, levando o Evangelho, encontra-se na categoria de missionário . Quando o preletor terminou suas apresentações, um irmão, muito preocupado, veio ao seu encontro e falou: -Pastor, eu sou crente há muito tempo, mas não me enquadrei em nenhuma opção que o senhor descreveu. Prontamente respondeu o preletor: - Irmão, negligenciar missões é uma af...

É... Eles tinham razão!

No livro de Gênesis, a partir do cap. 37, temos a história de José (filho de Jacó) vendido pelos seus próprios irmãos. José era odiado por seus irmãos porque estes viam como o pai deles tinha uma preferência particular por ele, a ponto de lhe dar uma túnica talar de mangas compridas. Isto cortou o relacionamento amigável deste com seus irmãos. Aquele jovem que não vivia em paz em sua casa, teve um sonho, relatado assim: “Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais” (Gn. 37:5). O que ele sonhou, assim relatou: “Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu” (Gn. 37:7). Depois que José contou seu sonho aos de sua casa, a situação só piorou: “Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras” (Gn. 37:8). No segundo so...