Pular para o conteúdo principal

As pedras na vida humana


       Muitas foram as ocasiões em que “pedras” apareceram na Bíblia, como podemos ver nos textos a seguir. Existem muitas referências além das mencionadas aqui; fiz apenas um breve resumo.

  • Serviram como objetos cortantes:
(Êxodo 4:25) -  Então Zípora tomou uma pedra aguda, e circuncidou o prepúcio de seu filho, e lançou-o a seus pés, e disse: Certamente me és um esposo sanguinário.
  • Serviram para registrar nomes de pessoas:
    (Êxodo 28:10) -  Seis dos seus nomes    numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações.
  • Serviu como cadeira:
(Êxodo 17:12a) -  Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela.
  • Serviram como cartas aos homens:
(Êxodo 24:12) -  Então disse o SENHOR a Moisés: Sobe a mim ao monte, e fica lá; e dar-te-ei as tábuas de pedra e a lei, e os mandamentos que tenho escrito, para os ensinar.
  • Serviram como objetos de pacto:
(Josué 24:27) -  E disse Josué a todo o povo: Eis que esta pedra nos será por testemunho, pois ela ouviu todas as palavras, que o SENHOR nos tem falado; e também será testemunho contra vós, para que não mintais a vosso Deus.
  • Serviram como munição numa luta:
(Juízes 20:16) -  Entre todo este povo havia setecentos homens escolhidos, canhotos, os quais atiravam com a funda uma pedra em um cabelo, e não erravam.
  • Serviam de matéria-prima para alguns serviços:
(I Crônicas 22:15) -  Também tens contigo obreiros em grande número, cortadores e artífices em obra de pedra e madeira; e toda a sorte de peritos em toda a espécie de obra.
  • Não devem ser ofertadas como comida:
   (Mateus 7:9) E qual de entre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
  • Serviram como portas de sepultura:
(Mateus 27:60) -  E o pôs no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha, e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se.
  • Serviram e servem como ilustrações:
(Lucas 8:13) -  E os que estão sobre pedra, estes são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria, mas, como não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, e no tempo da tentação se desviam.
  • Têm suas representações em distância:
(Lucas 22:41) -  E apartou-se deles cerca de um tiro de pedra; e, pondo-se de joelhos, orava.
  • Serviram como utensílios domésticos:
(João 2:6) E estavam ali postas seis talhas de pedra, para as purificações dos judeus, e em cada uma cabiam dois ou três almudes.
  • Foram usadas como disciplina física:
(João 8:7) -  E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
  • São usadas para a fabricação de ídolos:
(Atos 17:29) -  Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens.
  • Muitas são valiosíssimas:
(Apocalipse 4:3) - E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à esmeralda.


  • Veja mais esta referência - Gênesis 28:11

 “E chegou a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou uma das pedras daquele lugar, e a pôs por seu travesseiro, e deitou-se naquele lugar”.

Uma pedra serviu como travesseiro!

v  Uma ilustração que seria revelada posteriormente:
    
 Jesus é a Pedra - Aquele que dá o verdadeiro descanso ao homem. Leia e descubra a Verdade:

(I Corintios 10:4) - E beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo.

(I Pedro 2:4) - E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa.

(I Pedro 2:6) - Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.
                                               
Cristo, como Pedra, deve ser para cada um de nós o modelo de segurança – a Rocha Eterna; e não pedra de tropeço, como registrada no livro de I Pedro:

“E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados” (I Pedro 2:8).
Como você tem sido diante de Jesus, a Pedra Principal? O Senhor tem sido seu sustento e base ou Ele é para você uma pedra de tropeço e rocha de escândalo?    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesias

 Caminhando com Deus                                   No Caminho que anda           Não perto dos ímpios           Não senta com eles           Pois do círculo deles            Se afasta pra longe!            Aproveita seu dia           Na Lei do SENHOR           sobre o Santo reflete                     Bem longe do mal.                       Faz tudo isso ...

Não me enquadrei

           Certa vez, por ocasião de uma conferência missionária, o preletor, durante três dias, discorria sobre missões ousadamente. Depois de ensinar sobre o assunto, mostrando as bases bíblicas e o dever da Igreja em executar tal serviço, ele prossegue com suas indagações: - Qual a sua posição em missões? Se estiver contribuindo és um mantenedor . Caso esteja segurando as cordas (com orações) és um intercessor . Se você labuta dando orientações ao povo de Deus incentivando-os nesse ministério, és entre outras coisas, um fiel pregador . Se você vai ao campo atendendo ao IDE de Jesus, levando o Evangelho, encontra-se na categoria de missionário . Quando o preletor terminou suas apresentações, um irmão, muito preocupado, veio ao seu encontro e falou: -Pastor, eu sou crente há muito tempo, mas não me enquadrei em nenhuma opção que o senhor descreveu. Prontamente respondeu o preletor: - Irmão, negligenciar missões é uma af...