Pular para o conteúdo principal

Estende a mão


Quando Moisés foi chamado por Deus para livrar o povo da escravidão do Egito, a Bíblia assim registrou: “Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito” Êx. 3:10.
Moisés, porém, não concordando com o chamado, logo respondeu: “Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” Êx. 3:11.
No decorrer do diálogo de Deus com Moisés, durante todo o cap. 3, o SENHOR mostra Seu plano a esse homem inseguro diante de uma tarefa tão grandiosa.
Visto que a recusa de Moisés em obedecer ao chamado de Deus era visível, o SENHOR lhe perguntou: “Que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe: Um bordão. Então, lhe disse: Lança-o na terra. Ele o lançou na terra, e o bordão virou uma serpente. E Moisés fugia dela. Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão, pegou-lhe pela cauda, e ela se tornou em bordão)” Êx. 4:2 – 4.

Podemos tirar algumas lições do ocorrido acima.
I. Deus, primeiramente, nos mostra que o que precisamos, como crentes, já está à nossa disposição: “Que é isso que tens na mão? Respondeu-lhe: Um bordão”. Quem é convertido a Jesus, já tem nas mãos o poder para pregar o Evangelho. Com o bordão, Moisés apascentava o rebanho; com a Palavra, nós apascentamos o povo de Deus.
“Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra”, nos diz At. 1:8.
II. Deus também, algumas vezes, nos assusta quando expõe Seu plano: “Então, lhe disse: Lança-o na terra. Ele o lançou na terra, e o bordão virou uma serpente. E Moisés fugia dela”. Assim como Moisés, nossa primeira reação é fugirmos do plano de Deus para nós ou tentar modificá-lo.
III. O SENHOR também nos encoraja a termos confiança n’Ele: “Disse o SENHOR a Moisés: Estende a mão”. Isto implica comprometimento, serviço, exposição e ainda confiança. Você estenderia a mão a quem não conhece ou confia?
IV. Ele também nos ensina a crescermos gradativamente: “E pega-lhe pela cauda”. Isto significa começarmos aos poucos, passo a passo. Quem tem habilidade com serpentes, pode pegá-la pela cabeça; quem ainda não é perito nisso, pode fazer como Moisés, pegando-lhe pela cauda – a parte menos perigosa da serpente.
V. Deus ainda nos mostra que quando O obedecemos, Ele cuida das demais coisas: “Estendeu ele a mão, pegou-lhe pela cauda, e ela se tornou em bordão”.  Quando Moisés obedeceu, o medo desapareceu; confiemos também em Deus para podermos dissipar nosso temor diante das adversidades.
Que o SENHOR possa sempre nos ensinar em tudo que lemos na Sua Palavra!
Você se lembra da pergunta de Moisés, feita no início deste artigo? Foi essa: “Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” Êx. 3:11. Sabe o que o SENHOR falou? Leia: “Deus lhe respondeu: Eu serei contigo” Êx. 3:12. Isto implica dizer que Moisés sozinho nada faria, mas que teria sucesso somente porque o SENHOR seria com ele. O êxito de cada um de nós reside em Deus, somente em Deus.
Disse Jesus: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira, vós os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” Jo. 15:4,5.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Pit Stop de Deus

          “E tirou-lhes as rodas dos seus carros...” Êx. 14:25 (Nota: Você conhece a expressão Pit Stop? É quando um veículo de corrida para nos boxes durante uma competição para fazer mudanças em seu carro, entre elas, troca de pneus). No Livro do Êxodo, capítulo 14, está registrado o evento da travessia do Mar Vermelho pelo povo de Deus, evidenciando assim, o livramento desse povo do poder de Faraó, uma figura da libertação de todo aquele que é salvo das garras do inimigo, pela mão poderosa de Deus, para uma terra segura, através do sangue de Jesus. No verso 15, Deus começa dando instruções do que primeiramente o povo deveria fazer – marchar – ou seja, seguir em frente sob as ordens divinas. Sabemos que Deus abriu o Mar, o Seu povo passou, os inimigos seguiram esse povo até o meio do Mar, mas o Senhor, assim como prometera, deu o tal livramento a um povo muitas vezes maldizente. E como foi esse episódio? Dividirei em ...

E você, tá na fila?

A Bíblia relata no livro de Atos dos Apóstolos como vivia a comunidade cristã no início da Igreja: “ Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente seu nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum ” At. 4:32. Prosseguindo, lemos que o testemunho dos apóstolos a respeito da ressurreição do Senhor Jesus desenvolvia-se de forma eficiente, pois “ em todos eles havia abundante graça ” – v.33. Nessa comunidade cristã não existia nenhum necessitado por longo tempo, porque os irmãos mais favorecidos sempre ajudavam os mais carentes com suas generosas ofertas. A distribuição destes donativos era organizada pelos apóstolos, que faziam a correta divisão de acordo com as necessidades. Tudo corria bem, porém algo de diferente aconteceria dentro dessa abençoada situação. E o que viria a acontecer? Neste contexto, o Espírito Santo separa pessoas - ofertantes - para nos ensinar. Entre estes ofertantes, vemos o generoso Barnabé que ...

Não me enquadrei

           Certa vez, por ocasião de uma conferência missionária, o preletor, durante três dias, discorria sobre missões ousadamente. Depois de ensinar sobre o assunto, mostrando as bases bíblicas e o dever da Igreja em executar tal serviço, ele prossegue com suas indagações: - Qual a sua posição em missões? Se estiver contribuindo és um mantenedor . Caso esteja segurando as cordas (com orações) és um intercessor . Se você labuta dando orientações ao povo de Deus incentivando-os nesse ministério, és entre outras coisas, um fiel pregador . Se você vai ao campo atendendo ao IDE de Jesus, levando o Evangelho, encontra-se na categoria de missionário . Quando o preletor terminou suas apresentações, um irmão, muito preocupado, veio ao seu encontro e falou: -Pastor, eu sou crente há muito tempo, mas não me enquadrei em nenhuma opção que o senhor descreveu. Prontamente respondeu o preletor: - Irmão, negligenciar missões é uma af...