Pular para o conteúdo principal

Deus trará o meu Arão




 O livro “Deus das Surpresas”, de autoria do Pr. José Nogueira, é um desses materiais permitidos por Deus para levar bênçãos a crentes e descrentes. Motivado pela sua leitura - eu o li duas vezes - permitam-me trazer mais um acontecimento bíblico que, a exemplo da publicação supracitada, nos traz uma surpresa acompanhada de uma reflexão.
Vejamos o texto, quando Moisés tenta se furtar da ordem de Deus para tirar o povo da escravidão no Egito. “Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah,! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua”, registrado em Êx. 4:10.
Diante da desculpa de Moisés, Deus declara, além de dizer que é o Criador do homem: “Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar” Êx. 4:12. Moisés, insistindo para ser cortado da lista de Deus, apela para a sensibilidade do SENHOR: “... Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim”, lido em Êx. 4:13.
Olhemos agora para Moisés, aflito, tendo que obedecer a Deus sem saber falar bem em público. Que situação! Deus, então, de forma maravilhosa o surpreende como também o faz com todos nós: “Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará em seu coração. Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer. Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus” Êx. 4:14-16.  
Você percebeu? Deus providenciou uma solução para a falta de eloqüência de Moisés, levantando Arão, seu irmão, para oficiar como orador. Moisés ouviria de Deus as instruções, repassando-as para Arão, e este, como excelente orador que era, falaria ao povo a mensagem divina. O irmão de Moisés obedeceu: “Arão falou todas as palavras que o SENHOR tinha dito a Moisés, e este fez os sinais à vista do povo” Êx. 4:30.
A providência divina deu certo? Claro que sim! O povo acreditou na mensagem, se prostrou diante do SENHOR em adoração e Deus foi glorificado em tudo o que aconteceu. O escritor bíblico registrou assim essa maravilha: “E o povo creu; e, tendo ouvido que o SENHOR havia visitado os filhos de Israel e lhes vira a aflição, inclinaram-se e o adoraram”, lido em Êx. 4:31.
Moisés foi surpreendido - e aliviado! - por Deus. Que surpresa agradável ouvir o discurso de seu irmão àquela multidão de pessoas! 
Deus trará o meu Arão, ou seja, o SENHOR enviará a solução dos meus problemas de forma surpreendente, à Sua maneira, dentro da Sua soberania. Afinal de contas, o Criador é, sem dúvida, o Deus das surpresas!    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poesias

 Caminhando com Deus                                   No Caminho que anda           Não perto dos ímpios           Não senta com eles           Pois do círculo deles            Se afasta pra longe!            Aproveita seu dia           Na Lei do SENHOR           sobre o Santo reflete                     Bem longe do mal.                       Faz tudo isso ...

Não me enquadrei

           Certa vez, por ocasião de uma conferência missionária, o preletor, durante três dias, discorria sobre missões ousadamente. Depois de ensinar sobre o assunto, mostrando as bases bíblicas e o dever da Igreja em executar tal serviço, ele prossegue com suas indagações: - Qual a sua posição em missões? Se estiver contribuindo és um mantenedor . Caso esteja segurando as cordas (com orações) és um intercessor . Se você labuta dando orientações ao povo de Deus incentivando-os nesse ministério, és entre outras coisas, um fiel pregador . Se você vai ao campo atendendo ao IDE de Jesus, levando o Evangelho, encontra-se na categoria de missionário . Quando o preletor terminou suas apresentações, um irmão, muito preocupado, veio ao seu encontro e falou: -Pastor, eu sou crente há muito tempo, mas não me enquadrei em nenhuma opção que o senhor descreveu. Prontamente respondeu o preletor: - Irmão, negligenciar missões é uma af...

É... Eles tinham razão!

No livro de Gênesis, a partir do cap. 37, temos a história de José (filho de Jacó) vendido pelos seus próprios irmãos. José era odiado por seus irmãos porque estes viam como o pai deles tinha uma preferência particular por ele, a ponto de lhe dar uma túnica talar de mangas compridas. Isto cortou o relacionamento amigável deste com seus irmãos. Aquele jovem que não vivia em paz em sua casa, teve um sonho, relatado assim: “Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais” (Gn. 37:5). O que ele sonhou, assim relatou: “Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu” (Gn. 37:7). Depois que José contou seu sonho aos de sua casa, a situação só piorou: “Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras” (Gn. 37:8). No segundo so...