Pular para o conteúdo principal

Deus trará o meu Arão




 O livro “Deus das Surpresas”, de autoria do Pr. José Nogueira, é um desses materiais permitidos por Deus para levar bênçãos a crentes e descrentes. Motivado pela sua leitura - eu o li duas vezes - permitam-me trazer mais um acontecimento bíblico que, a exemplo da publicação supracitada, nos traz uma surpresa acompanhada de uma reflexão.
Vejamos o texto, quando Moisés tenta se furtar da ordem de Deus para tirar o povo da escravidão no Egito. “Então, disse Moisés ao SENHOR: Ah,! Senhor! Eu nunca fui eloqüente, nem outrora, nem depois que falaste a teu servo; pois sou pesado de boca e pesado de língua”, registrado em Êx. 4:10.
Diante da desculpa de Moisés, Deus declara, além de dizer que é o Criador do homem: “Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar” Êx. 4:12. Moisés, insistindo para ser cortado da lista de Deus, apela para a sensibilidade do SENHOR: “... Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim”, lido em Êx. 4:13.
Olhemos agora para Moisés, aflito, tendo que obedecer a Deus sem saber falar bem em público. Que situação! Deus, então, de forma maravilhosa o surpreende como também o faz com todos nós: “Então, se acendeu a ira do SENHOR contra Moisés, e disse: Não é Arão, o levita, teu irmão? Eu sei que ele fala fluentemente; e eis que ele sai ao teu encontro e, vendo-te, se alegrará em seu coração. Tu, pois, lhe falarás e lhe porás na boca as palavras; eu serei com a tua boca e com a dele e vos ensinarei o que deveis fazer. Ele falará por ti ao povo; ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus” Êx. 4:14-16.  
Você percebeu? Deus providenciou uma solução para a falta de eloqüência de Moisés, levantando Arão, seu irmão, para oficiar como orador. Moisés ouviria de Deus as instruções, repassando-as para Arão, e este, como excelente orador que era, falaria ao povo a mensagem divina. O irmão de Moisés obedeceu: “Arão falou todas as palavras que o SENHOR tinha dito a Moisés, e este fez os sinais à vista do povo” Êx. 4:30.
A providência divina deu certo? Claro que sim! O povo acreditou na mensagem, se prostrou diante do SENHOR em adoração e Deus foi glorificado em tudo o que aconteceu. O escritor bíblico registrou assim essa maravilha: “E o povo creu; e, tendo ouvido que o SENHOR havia visitado os filhos de Israel e lhes vira a aflição, inclinaram-se e o adoraram”, lido em Êx. 4:31.
Moisés foi surpreendido - e aliviado! - por Deus. Que surpresa agradável ouvir o discurso de seu irmão àquela multidão de pessoas! 
Deus trará o meu Arão, ou seja, o SENHOR enviará a solução dos meus problemas de forma surpreendente, à Sua maneira, dentro da Sua soberania. Afinal de contas, o Criador é, sem dúvida, o Deus das surpresas!    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Pit Stop de Deus

          “E tirou-lhes as rodas dos seus carros...” Êx. 14:25 (Nota: Você conhece a expressão Pit Stop? É quando um veículo de corrida para nos boxes durante uma competição para fazer mudanças em seu carro, entre elas, troca de pneus). No Livro do Êxodo, capítulo 14, está registrado o evento da travessia do Mar Vermelho pelo povo de Deus, evidenciando assim, o livramento desse povo do poder de Faraó, uma figura da libertação de todo aquele que é salvo das garras do inimigo, pela mão poderosa de Deus, para uma terra segura, através do sangue de Jesus. No verso 15, Deus começa dando instruções do que primeiramente o povo deveria fazer – marchar – ou seja, seguir em frente sob as ordens divinas. Sabemos que Deus abriu o Mar, o Seu povo passou, os inimigos seguiram esse povo até o meio do Mar, mas o Senhor, assim como prometera, deu o tal livramento a um povo muitas vezes maldizente. E como foi esse episódio? Dividirei em ...

E você, tá na fila?

A Bíblia relata no livro de Atos dos Apóstolos como vivia a comunidade cristã no início da Igreja: “ Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente seu nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum ” At. 4:32. Prosseguindo, lemos que o testemunho dos apóstolos a respeito da ressurreição do Senhor Jesus desenvolvia-se de forma eficiente, pois “ em todos eles havia abundante graça ” – v.33. Nessa comunidade cristã não existia nenhum necessitado por longo tempo, porque os irmãos mais favorecidos sempre ajudavam os mais carentes com suas generosas ofertas. A distribuição destes donativos era organizada pelos apóstolos, que faziam a correta divisão de acordo com as necessidades. Tudo corria bem, porém algo de diferente aconteceria dentro dessa abençoada situação. E o que viria a acontecer? Neste contexto, o Espírito Santo separa pessoas - ofertantes - para nos ensinar. Entre estes ofertantes, vemos o generoso Barnabé que ...

Não me enquadrei

           Certa vez, por ocasião de uma conferência missionária, o preletor, durante três dias, discorria sobre missões ousadamente. Depois de ensinar sobre o assunto, mostrando as bases bíblicas e o dever da Igreja em executar tal serviço, ele prossegue com suas indagações: - Qual a sua posição em missões? Se estiver contribuindo és um mantenedor . Caso esteja segurando as cordas (com orações) és um intercessor . Se você labuta dando orientações ao povo de Deus incentivando-os nesse ministério, és entre outras coisas, um fiel pregador . Se você vai ao campo atendendo ao IDE de Jesus, levando o Evangelho, encontra-se na categoria de missionário . Quando o preletor terminou suas apresentações, um irmão, muito preocupado, veio ao seu encontro e falou: -Pastor, eu sou crente há muito tempo, mas não me enquadrei em nenhuma opção que o senhor descreveu. Prontamente respondeu o preletor: - Irmão, negligenciar missões é uma af...